Sobre a exposição virtual...

Pra começar, estive pensando pq eu ando tão incomodada com isso atualmente. E acho que deve ser essa minha falta do que fazer. Hahahaha Sério. Já que gasto muito tempo em redes sociais acabo tendo mais tempo para perder perceber como as pessoas se expõe nas redes...
--

Minha observação de hoje vai para os adolescentes e crianças dessa geração virtual. Falando como uma velha (sob a perspectiva digital, veja bem! rs) percebo a diferença da minha infância com relação a internet (e agradeço), pois não existia sequer computadores em cada casa, e não tínhamos todo esse acesso que as crianças de hoje têm (Com acento?? Acho que sim, de acordo com meu professor de fisiologia e a correção da minha última prova... rs). E quando floresci na adolescência (haha) meu acesso a rede era limitado, no começo pela internet discada... Depois da banda larga, por uma mãe preocupada com a novidade... E no início da maior parte da minha exposição virtual, tive o orkut e msn - não, não tive ICQ, onde não conseguíamos expor nossas vidas taaanto se comparado as ferramentas atuais.
E digo que agradeço exatamente por já ter sido mais imatura do que sou hoje (mesmo ainda tendo tanto a aprender), pois vejo como muuitas crianças compartilham coisas absurdamente pessoais, nesses diários online por aí... Contam tudo e falam absurdos no face, e formsprings da vida... E ai percebo a vergonha que imagino que terão daqui há alguns anos ao se lembrar disso (ou serem lembrados. rs) e não, isso não é uma critica a essas pessoas... Mas uma realidade de quem já passou por isso, por saber que essa fase de maior 'imprudência' e sensibilidade é normal a todos... MAS quando eu tive "vergonha" e ri das besteiras que eu escrevia no meu diário, eram besteiras que apenas eu tinha acesso. Percebi como dava importância exagerada pra pequenos casos cotidianos que se não fossem esses escritos eu nem lembraria mais, assim como relembrei coisas que mesmo hoje em dia não quero que ninguém saiba, pois são particulares. Vejo fotos tiradas fazendo firulas e tal, e fico feliz que as tenha apenas para eu e meus amigos relembrarmos, e não expostos em uma rede, indo parar em sei lá onde. E, principalmente, por ver que a maioria dessa galera que cresce nos computadores e celulares de última geração tende a achar que tudo é normal, e não sabe filtrar o exagero da exposição, não apenas por medo do julgamento alheio ou algo nesse sentido, mas pelo perigos mesmo de jogar tudo nas vistas de quem sequer conhecemos direito, sendo que os próprios conhecidos muitas vezes já representam perigo. Claro, para não ser injusta, tenho que observar também que inúmeras pessoas já adultas também cometem exageros nas redes, assim como eu tb. Incrível perceber que mesmo algumas pessoas mais conservadoras as vezes não percebem o tanto que transparecem coisas que, no lá no fundo, não gostariam de jogar ao público sobre suas vidas.

Sabe, parei de escrever e pensei um pouco... E acho mesmo (nesse instante, pode ser que eu mude de ideia logo menos...) que esse comportamento surgiu espelhado em grande parte pela super exposição da vida das celebridades, que achamos tão normal, e daí vejo pessoas que não tem, digamos, nenhum assunto de domínio relevante para a sociedade, ou mesmo que seja uma imagem que desperta o desejo dos outros de saberem mais e se intrometerem infinitamente na vida deles (como as sub-celebridades), jogando tudo ao sete ventos, implorando atenção em banda larga, tirando fotos em closes ginecológicos... rs Tudo para movimentarem suas redes sociais, e o público (seus amigos e conhecidos, nesse caso) como já está habituado a opinar sobre tudo que é exposto na mídia sem ter o costume de sequer refletir um pouquinho sobre o assunto, já vai logo participando disso tudo, as vezes de forma positiva, e que agrega alguma coisa, mas muitas vezes de forma irresponsável e destrutiva. E sim, claro que sei da utilidade da internet para disseminar idéias, novas opiniões, reforçar as antigas, e até para a promoção pessoal, nos casos em que isso for útil a quem o fizer, apenas acho que muita gente está aqui só de passagem, sem um objetivo ou utilizando técnicas inadequadas para seus objetivos, e creio que essas práticas poderão trazer consequências desagradáveis futuramente, por pura imaturidade, ou pra alguns, apenas falta de pensar um pouco.


Antes de terminar, gostaria de ressaltar novamente que essa minha observação não é uma critica exatamente ao comportamento dessas pessoas, eu sei que em cada fase temos certos tipos de comportamentos que depois de algum tempo iremos ver como foi imprudente, ou besta mesmo... rs Mas apenas constatações da relação de como esses comportamentos podem tomar proporções enormes nessa era digital, pois realmente me preocupa o tanto de informação pessoal que eu vejo escancarada por ai, como os adolescentes se importam com as objeções alheias, transportadas com uma rapidez 'tipo NET' para suas vidas - ou como não se importam já que hoje em dia tudo virou inveja e qualquer comentário negativo deve ser automaticamente jogado no lixo (o que é meu assunto para outro post...), como formulam opiniões apressadamente (como eu também já fiz) mas não se importam de jogar na rede, gerando milhares de reações, e até o famoso bullying, com eles próprios ou a terceiros.. Mas sempre, e em qualquer instância, achando que tudo isso é normal. Bom, realmente, pelo nível que alcançamos com nossas tecnologias isso deve ser algo até natural, mas daí ninguém mais se importa com limites, mesmo dos próprios pais que vejo apelando por maiores cuidados, justamente por preverem os problemas que isso pode causar...
É isso, acho que a internet traz tantas possibilidades novas, e informações, que somado a isso temos uma sensação de independência que a garotada (e muitas vezes os adultos tb) ainda não aprenderam a lidar. Sem algumas experiências de vida não sabemos bem como filtrar isso, e vejo que acaba interferindo muito nas relações da vida real dessas pessoas, e causando alguns danos, que muitas vezes, vão além do embaraço digital.


Pode ser que eu seja um tantinho conservadora, sei lá. rs Mas essa é realmente a forma como estou vendo as coisas atualmente. E pode ser que o futuro dessas situações não seja da forma como estou prevendo, realmente. E desejo que não seja... Mas a partir do pouco que já observei nesses poucos anos de vida é apenas o que consigo vislumbrar.



P.S.Não, eu não sou expert em comportamento humano, psicóloga, melhor ou mais madura que ninguém, e nem estou afirmando isso. rs Apenas resolvi discorrer sobre os motivos pelos quais hoje em dia eu agradeço por ter nascido em uma época drasticamente menos digital do que as gerações mais recentes. (:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem não se dedica se complica"

Quer saber o que eu penso?

Aniversário.