Atavessando o oceano em uma banheira

A necessidade de tomar decisões nem sempre vem acompanhada de tumulto, falta de opções e barulho.

Aquela sensação já era familiar, uma brisa suave e o céu laranja ao entardecer... Poderia seguir para qualquer direção que quisesse, com rapidez ou lentidão, mas sabia que a calmaria poderia se tornar ressaca a qualquer tempo. Contemplava o oceano e suas infinitas possibilidades, se paralisava ao lembrar da fragilidade em estar cruzando-o em uma simples banheira. Como tantas vezes na vida, a facilidade em poder contabilizar as chances de fracasso a impedia de se afastar da praia, ainda que a ânsia por chegar em outros lugares dominasse sua mente diariamente.

Antes de se atrever a remar foi se deixando guiar pela correnteza e se lembrou de todas as vezes em que aquela sensação assustadora a impediu, sabia que a qualquer momento poderia cair no mar, poderia passar dias à deriva antes de encontrar o que procurava, poderia até mesmo chegar aonde nunca imaginou e, nunca se sabe, se iremos amar ou odiar o novo cais... Mas também esforçou-se para lembrar de todas as tempestades que passou em terra, sem dúvida com os pés em um chão firme mas nem por isso foi menos afetada pelos tufões, enchentes e destruições resultantes de cada tempestade.

Sempre se recuperou, e sabia que era forte por isso, porém não tanto a ponto de conseguir superar o medo de seguir adiante. Não ao ponto de decididamente agir por sua conta, e escolher se aventurar ao que queria viver, em vez de se deixar apenas levar pela correnteza para no final poder atribuir tudo ao destino, e lidar com as consequências de não ter escolhido nada como se isso por si só já não fosse uma escolha.

Não se sentia forte para abrir mão de suas decisões covardes e se responsabilizar por aquela viagem.
Até aquele momento.

Então se deu conta de que não escolher também sempre trouxe resultados, e nunca esteve mais segura assim. Isso a fez querer abrir mão de viver como vitima de fatalidades... Se for para arcar com responsabilidades que seja, ao menos, consequência de estar buscando tudo aqui que decidiu viver.

Olhou para o horizonte e depois de um longo suspiro encorajador, remou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem não se dedica se complica"

Quer saber o que eu penso?

Aniversário.