Cuide da sua vida, literalmente!

Oeee. Já voltei. Palavras acumuladas, acho.
O Feriadão acabou, é provavel que tenha sido feliz e proveitoso para a maioria, e pra mim (Tks, God) foi!
Mas o retorno a rotina, a volta dos problemas, infelicidades, responsabilidades e pressões cotidianas pode trazer certo peso as nossas vidinhas que há algumas horas tinham tanto brilho e alegrias...

Existe um lugar comum: "Que tudo seja só um pesadelo. Que tudo passe amanhã!"
E então nos deitamos, choramos, rimos, sofremos calados, enfim... Reagimos, cada um a sua maneira, ao que, por algum motivo, nos causa agonia.
Desejamos todos a mesma coisa, e adormecemos.
E amanhece.
E acordamos.
E tudo continua "trágico" do mesmo jeito.

E isso é bom.
o.O BOM? Pamela você tá doida. Fato!

Não to não, e explico o motivo.
A vida seria pouquíssimo valorizada se contasse com recursos do "Matrix", "X-Men" ou "Harry Potter". Tudo seria tão mutável, que olharíamos a existência de uma forma menos urgente.
A vida é uma só. E ela é longa e intensa. Nós que insistimos em encurtá-la, não senti-la, e repudiá-la até que só haja tempo para lamúrias.

E a tristeza faz parte da vida tanto quanto a alegria.
E nesse mundo de antônimos, é que nós vivemos. É inevitável. Então, viva!

Mas viva, de verdade. E porque eu falo isso?
No meio de um de meus conversês habituais, acabei notando, na alma, como nos limitamos e nos podamos, por motivos bobos.
Precisamos sempre provar coisas as pessoas.
Se estamos felizes... Não. Devemos provar que SOMOS felizes. Sempre. Se não, não serve!
Se tristes, devemos provar que estamos dando a volta por cima, reagindo e toda aquela lenga-lenga de superação. Deveríamos servir de exemplo. Ou, ao menos, não nos envergonharmos com fraquezas, em público.

E nem ao menos existe uma concordância coletiva a respeito de como seremos julgados.
Se não quisermos sair, em uma noite, ou em um fds, há problemas. Estamos cozidos demaaais e ALGUM motivo indigno tem aí. Oh se tem!
Se sairmos 1, 2, 3 dia seguidos, também existirá motivos indignos. É obvio. Quem não perceberia?

Se somos dedicados aos estudos, problema!!
Vagais? Probleeeema!

Quer ficar solteiro? Defeito.
Tá feliz namorando? Não sabe aproveitar a vida.

Prefere prazeres simples, um passeio no parque, um picolé, ao invés de passeios caros e elaborados? De onde você veio? Não sabe aproveitar a vida? Que espírito de pobre...
Mas, se prefere coisas, passeios, objetos e tudo mais que puder ser caro, você é... Fútil!

Tem familiares, amigos, amores em alta estima? Prove. E bem provado, sabe, daquele jeito, se não... não vale!
E se não gostar de algum deles?? Fora de cogitação. É a sua obrigação, aceite isso!

E, pode até ser que enxerguem que você fez "a" ou "b" por motivos pessoais. Mas eles não servem. Sua reação deveria ser "x" pq é assim que é. A história convencionou assim, então, se enquadre!

Conseguem entender a lógica da minha reclamação? Pessoas amadas da minha vida... Aprendam a cuidar de SUAS vidas. Nos dois sentidos.
Dois? Sim.

1. Cuide da sua vida, não permita que nada nem ninguém te diga como deve viver. Só você pode saber como se fazer feliz. E se ainda não sabe, corre e descubra! Ainda que tropece as vezes, é natural. Seguir padrões pré-estabelecidos ou se penalizar pelos conceitos alheios está FORA da lista de tarefas. Ok?
2. Pare de cuidar da vida dos outros!! Tudo bem, há o amor protetor pelos amigos e entes queridos. Sei que é difícil nos afastarmos e permitir que as pessoas próximas sejam felizes a sua maneira. Ou que errem, caiam e aprendam pela dor. Porém, pressionando-as só as faremos serem infelizes, como muitos são, porque vivem para agradar os outros. Entende?

Cada um sabe pelo que luta, e o quanto luta por algo. E, alguém de fora, por mais que acompanhe, jamais saberá a intensidade dessa luta, suas razões para existir, ou o motivo da desistência mudança de estratégia (ou mudança de preferência.)

As vezes esse controle que a sociedade exerce sobre nós é tão sutil, e venenoso, que passamos toda nossa existência sem percebê-lo. E morremos infelizes, ou, por culpa desse controle ferrenho, acabamos por crer  que SÓ fomos infelizes.

Existe muito além dos limites.

Sei, também, que vivemos em sociedade e algumas normas de comportamento devem, sim, ser observadas, para garantir um convívio bacana e saudável entre todos. Mas isso não tira o seu direito  de ser quem é. E tampouco lhe dá o direito de privar outrem de sua essência.
Simples.

Me irrito sim, pois vejo que já me preocupei com banalidades, me privei de prazeres e passei noites em claro arrazoando sobre problemas que sequer existiam. Eram criados. Estavam apenas na minha mente.
Assim como muitas vezes assombrei pessoas com comentários inúteis e argumentações de preocupações que servem pra minha vida, e não pra vida da pobre alma que eu, eventualmente, tenha atazanado.

O mundo é muito diverso. Existem personalidades variadas. E cada um está no seu momento.
Não existirá (suposição minha) duas pessoas no mesmo momento simultaneamente. Ou situações exremamente iguais. Semelhantes sim, iguais, nunca vi.
Cada um lida com as coisas de forma distinta. Usa a lógica ou a intuição. Vive de emoções ou razões.

E não há o que se fazer.
Um ditado extremamente gasto, mas que tem toda lógica do mundo: "O que seria do preto se todos gostassem do branco?"
Respondo: O mundo estaria um Caos!!

Sabe "Sonho de uma noite de verão", do shakespeare? Leia.
Eu, sou suspeita, adoro essa história, mas pra mim é uma forma clássica de enxergarmos como tentar controlar a vida dos outros pode dar errado. Apesar de não ocorrer, na vida real, da mesma forma que na história, acredito que ilustra bem.

Sei que é clichê, sei que é difícil colocar em prática, mas precisamos tentar.
Ser feliz, e mais nada!
Viva a sua vida. Faça as suas escolhas, erre, acerte, conserte. Grite (no travesseiro...rs) chore, gargalhe, se arrependa, caia, levante, e dance! Abrace, despeça, retorne, mude, permaneça, cresca, e amadureça!!
Faça o que bem entender, e como quiser, mas se mantenha fiel aos seus sentimentos e a seus valores!

Lá na frente, ninguém sofrerá as consequências da suas escolhas, além de você. Saiba pesar, tenha suas medidas, e se conheça. Só assim poderá escolher para si.
E a vida não é estável. Não tente encontrar um sentimento, um estado de espírito eterno, para se firmar e se sentir seguro.
Saiba que tudo muda. O mundo gira, as pessoas mudam, e você também.
Até as pessoas de humor mais estáveis que já conheci até hoje, mudaram. Ainda que seja de forma sutil, mas mudaram. Não conseguimos resistir aos estímulos externos para sempre. Porém, podemos selecioná-los. Através de nossos valores e prioridades.
A vida é feita de momentos, mas também é feita de escolhas. E você será resultado de suas preferências.
O novo, assusta. O desconhecido dá medo. Mas como escolher sem conhecer, de fato, o que está tratando?

Há razões culturais, genéticas, e "n" outras que nos tornam a pessoa que somos.
E há algo em que eu acredito, uma das coisas que eu mais acredito... Só você pode se fazer feliz.

Pode parecer que não, em alguns momentos. Pois certas coisas independem mesmo de nossa vontade, ficamos tristes, desiludidos, injuriados, irados, talvez. Mas daí só cabe a nós escolhermos mudar o rumo, em direção a algo belo, ou permanecer na escuridão, com os fantasmas da frustração.

Nas suas mãos, na sua mente e no seu coração há os segredos da sua história. E você tem total liberdade de transitar nesses campos. Não se limite. Não se impeça.

A vida é uma só, até que provem ao contrário.
E ela é tão colorida, tão rica de sensações, perfumes e formas. Nos permite tantas alegrias e sorrisos
Então, repito, viva!

É o apelo que faço hoje. E nem é para os outros somente, faço primeiramente pra mim.
Não quero viver à margem da minha existência, nem ser coadjuvante da minha própria história.

E vocês, o que querem pra si? Decidam, e mãos a obra!!

***

Abaixo segue um texto que, de forma mais sucinta, e poética, fala sobre o que eu embromei para falar! ;]
Enjoy it!

“Hoje levantei cedo pensando no que tenho a fazer antes que o relógio marque meia noite.
É minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje.
Posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição.
Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir encorajado
para administrar minhas finanças, evitando o desperdício.
Posso reclamar sobre minha saúde ou dar graças por estar vivo.
Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o que
eu queria ou posso ser grato por ter nascido.
Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.
Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus
por ter um teto para morar.
Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a
possibilidade de fazer novas amizades.
Se as coisas não saíram como planejei posso ficar feliz por ter
hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser.
E aqui estou eu, o escultor que pode dar forma.
Tudo depende só de mim.”
(Charles Chaplin)

Comentários

BaThata! disse…
Eu tenho certeza absoluta que metade desse texto foi inspirado em mim! ahAHuaUHAH.

Podexá...gritarei muito o travesseiro! =)

Te Amo!
BeijoO!

Postagens mais visitadas deste blog

"Quem não se dedica se complica"

Quer saber o que eu penso?

Aniversário.